Notícias

8 de setembro de 2016

Professor do Cultural Londrina faz doutorado na Austrália

O professor de inglês Lucas Moreira dos Anjos Santos hoje reside em Melbourne, na Austrália, e é doutorando em Educação pela Monash University. Uma conquista que só foi possível por meio de muito trabalho e dedicação.

Lucas é formado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Em 2012, ainda no mestrado, o jovem se candidatou ao edital oferecido pela Capes para estudantes brasileiros interessados em realizar seu doutorado em centros de excelência no exterior. Seu projeto foi selecionado entre candidatos do Brasil inteiro. Isso foi só o começo! Lucas iniciou o processo para ser aceito pela Universidade Australiana, além de providenciar o visto de estudante e os documentos exigidos pela Capes.

Aceito na Universidade Australiana e com sua bolsa de estudos aprovada, em dezembro de 2012 Lucas embarcou rumo à Austrália. Ele conta que, apesar da saudade dos amigos e da família, a adaptação foi rápida. As impressões sobre o novo país são as melhores possíveis: “O que eu mais gosto na Austrália está relacionado à sua infraestrutura e beleza natural. Coisas básicas como ruas sem buracos, inúmeras rodovias que cortam a cidade e te permitem chegar com rapidez aos lugares, transporte público pontual e eficiente são alguns exemplos”.

Sem dúvidas, essa trajetória acadêmica não teria sido a mesma sem empenho e dedicação. Lucas, que é aluno do Cultural desde o básico, sabe que ser fluente na língua inglesa também foi importante para o seu sucesso. “Não é um exagero dizer que o inglês me abriu muitas portas. Profissionalmente, se tornou minha ferramenta de trabalho como professor. Academicamente, saber inglês me permitiu conseguir uma bolsa para estudar em um centro de excelência de Educação na Austrália. Os desafios de usar a língua em contextos acadêmicos sempre existem, mas ser capaz de ler, escrever e interagir em língua inglesa fluentemente é certamente uma conquista e tanto!”