Notícias

9 de setembro de 2016

Biblioteca Abraham Lincoln adquire sistema Sliding Shelf e amplia capacidade de armazenamento

A biblioteca Abraham Lincoln, do Cultural Londrina, foi criada com o intuito de promover o aprendizado e a disseminação da língua inglesa, porém,  sua estrutura permitiu que ela se tornasse não só em um local para leitura, mas também em um ponto de encontro de jovens estudantes em busca de conhecimento e troca de experiências.  Com mais de dez mil títulos impressos em inglês, sistema de biblioteca on-line,  14 computadores e 40 kindles  à disposição dos alunos, fez-se necessária a expansão do espaço físico para que o acervo ganhasse ainda mais itens.

Para abrir espaço para as futuras aquisições, a Abraham Lincoln adquiriu  prateleiras sliding shelf, ou seja, deslizantes.  Essa característica permitiu  duplicar a capacidade atual de armazenamento da biblioteca.

O investimento, que foi  viabilizado graças ao apoio da Embaixada Americana  através do programa  American Space, permite a implantação do Makerspace, uma iniciativa que pretende despertar nos estudantes a criatividade. Graças ao espaço extra proporcionado  pelo uso das novas prateleiras, os alunos terão um local agradável para desenvolver projetos dos mais variados gêneros.

O investimento torna-se ainda mais oportuno diante da nova iniciativa de Ely Torresin, diretor executivo do Cultural Londrina, para manter a biblioteca atrativa e relevante: “Nosso projeto é adquirir, todos os anos, os 100 principais títulos eleitos pela American Library Association. Assim, vamos manter a biblioteca atualizada com o que há de mais relevante na literatura americana contemporânea”.

Para Elaine Tanzawa, bibliotecária da Abraham Lincoln,  a aquisição das novas  prateleiras significa também otimização:  “Nossa biblioteca hoje conta com um espaço muito mais otimizado. Sem contar que é um ambiente visualmente idealizado para atrair nossos alunos.As prateleiras permitem que os nossos alunos localizem o material que desejam com mais facilidade. Desta forma, acreditamos que estamos incentivando o uso da biblioteca”.

A Biblioteca, que hoje é uma das maiores com títulos em inglês do  Brasil, é um centro de informações acessível não só para os alunos da instituíção, mas também para a comunidade  externa. Apesar de já estar consolidada como referência,  a Abraham Lincoln, bem como os outros espaços de aprendizagem do Cultural Londrina, está em constante inovação.