No final da década de 30, Brasil e Estados Unidos sentiram a necessidade de estreitar os laços de amizade que os uniam, decisão que motivou a fundação, em diversas partes do Brasil, de instituições ligadas à comunidade com o intuito de divulgar a cultura norte-americana no Brasil e a nossa cultura nos Estados Unidos. Para se manterem financeiramente de forma sustentável, essas organizações começaram a ensinar a língua inglesa, especialmente o inglês americano. Nasceram os Centros Binacionais.
O cuidado com a qualidade de ensino aliado à globalização do mundo que adotava o inglês como linguagem universal, mostrou que a estratégia foi acertada e os BNCs foram se tornando referências no ensino da língua inglesa em todo o Brasil.
Mesmo tendo adotado diferentes nomes institucionais, as instituições mantiveram os objetivos de ensinar o idioma com qualidade e promover a integração das cultura brasileira e norte-americana, o que levou à necessidade de se criar uma entidade para reunir essas organizações ligadas por um objetivo comum.
Assim nasceu a COLIGAÇÃO DAS ENTIDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, uma associação civil e sem finalidade econômica ou lucrativa, constituída de pessoas jurídicas, os BNCs, oficialmente fundada durante o 26º Simpósio dos Centros Binacionais, realizado entre 13 e 16 de outubro de 2002, na cidade de Rio Quente, Goiás.
A Coligação reúne as melhores instituições de ensino da língua inglesa do país, comprometidas com alto padrão de ensino, com resultados e com a participação ativa da vida da comunidade em que estão inseridas, para que a educação seja a ferramenta mais importante no crescimento, desenvolvimento e sucesso das pessoas.